quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

História sem fim

Genealogia, árvore genealógica, descendentes, ascendentes.
Me cadastrei no site Mundia onde qualquer pessoa pode criar sua árvore genealógica, se souber os dados dos pais, irmãos, avós e parentes.

Essa história começou porque um primo distante por parte de mãe, criou a árvore desse lado da família. Ele me descobriu no Facebook, eu não o conheço, como acontece com qualquer parente acima de três gerações.
O site é super interativo, uma delícia de usar, até criança consegue.
Tudo bem, o nome dos seus pais você sabe, data de nascimento e falecimento (se for o caso) também. Local do nascimento e falecimento são conhecidos. Irmãos ídem, tios e primos você sabe os nomes e data de aniversário, se não souber olha no perfil que tem.

Agora quando chega nos avós e bisavós, a coisa desanda.
Nomes dos pais dos meus avós, só sabia o do pai, a mãe nem desconfio porque não a conheci.
Do lado da minha mãe é um pouco pior devido a quantidade absurda de filhos que se tinham naquela época. Não existia televisão, internet, preservativo, pílula anticoncepcional, os casais passavam cinquenta porcento da vida fazendo filhos. Era a única diversão noturna.

Para desvendar o mistério dos nomes dos bisavós, perguntei via e-mail a minha tia que sabe toda a genealogia familiar desde Adão e Eva. A resposta veio, com uma lista de dez nomes sem explicação de quem era o progenitor de quem. Fiquei na mesma.
Novo e-mail foi enviado a outra tia do lado paterno, com a mesma pergunta. Esse ainda não teve resposta, ela está pesquisando os alfarrábios, os registros devem estar em papírus. Um dia chega!

Enquanto isso, tento descobrir alguma coisa com aquele que quase tudo sabe, o Google.
Em tempos de internet é fácil, você digita o nome completo da vítima e aparece uma lista de sites relacionados a ela. Por exemplo: DOU - Diário Oficial da União, com as ações que essa pessoa teve durante a vida, os concursos que ela prestou e passou; editora do livro que ela publicou e por aí afora. Se o procurado não teve nenhum destaque profissional relevante, mesmo que seja no século XIX d.C. , nada feito. Para o Google ele não existe.

No meio da busca insólita, me deparei com um blog que tinha postagens ensinando como encontrar pessoas pela internet, além das célebres redes sociais. Mesmo porque, quem nasceu em 1900, ou antes não tinha Orkut, nem Facebook, certo? O blogueiro dizia que dava para encontrar as pessoas com o RG ou CPF em determinados sites como a Receita Federal, DETRAN e afins. Só tem um problema, não sei o nome completo, o que dirá número de RG.

Querem um conselho? Escrevam os nomes dos seus avós e bisavós num caderno e guardem a sete chaves, senão, a tal árvore vai ser um arbusto sem galhos.

Pergunto: Vocês sabem os nomes completos de seus oito bisavós?

Atualização 28/02/2011: Recebi o e-mail com os nomes dos meus bisavós paternos e as datas.
Agora chega de brincar disso, trisavó, tataravó não vou pesquisar não.

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Consultoria de goteiras

Verão lembra calor, chuvas. Chuva lembra guarda chuva, telhado e goteira.

Existem dois tipos de pessoas, as que já tiveram uma goteira sobre a cabeça e as que ainda vão ter. Então, resolvi ajudar o segundo grupo.

Motivos para se ter goteira: telha fora do lugar, telha quebrada, ou madeiramento do telhado selado, precisando ser trocado.
Colocar a telha no lugar, trocar a quebrada por uma inteira é fácil, rápido e barato. Substituir o madeiramento exige mais tempo, trabalho e dinheiro.

Quando a chuva cai dentro de casa, a melhor solução é saber exatamente onde pinga. Fique de olho e providencie panos de chão secos, baldes e bacias.
Se a goteira pingar no chão é menos prejudicial do que se for em cima da sua cama.
Nesse caso, é bom forrar o leito (adoro essa palavra) com um saco plástico de 100 litros cortado na lateral. Vai cobrir a maior parte da cama. Sobre o plástico, posicione baldes pequenos alinhados milimetricamente bem abaixo da(s) goteira(s). Pode parecer exagero, mas 1 milímetro faz toda a diferença nessas horas, significa pingos dentro, ou fora do balde.

Terminada a chuva lá fora, seque a goteira com a ajuda do rodo e um pano limpo.
Após retirar o aparato anti gotas de cima da cama, seque o colchão ao máximo com toalhas de papel pressionado sobre o local molhado. Ventilador de teto é perfeito para esse fim.
Espere o colchão secar totalmente antes de colocar a roupa de cama limpa.

Tudo resolvido, aguarde a época das chuvas passar e conserte o telhado.
Estou esperando chegar abril.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Dicas valiosas



Olá pessoal, espero que tenham passado bem a virada do ano.

Para começar o ano organizados e sem atropelos, vou dar umas dicas úteis.
Início de ano chegam as contas mais pesadas, IPTU, IPVA, seguro do carro, matrículas, material escolar. Caso não tenha separado uma verba para saldar as contas extras, quebra.

Vamos à fórmula mágica que vai te ajudar a ter dinheiro sem sofrimento:
Pegue o valor do IPTU sem desconto, some mais uns 12% porque todo ano aumentam esse imposto. O valor alcançado você divide por 12 meses, esse resultado é o que vai para a poupança todo o mês e fica lá rendendo juros. Quando chegar janeiro do ano que vem, terá o dinheiro para pagar à vista e com desconto.

IPVA, esse é o meu imposto favorito, ele diminui de valor todo ano com a depreciação do carro.
Apenas anote o valor desse ano sem o desconto e divida por 12 meses. Deposite religiosamente na poupança todo mês.

Seguro do carro, pegue o valor integral e some uns 10%, divida por 12 e poupe.
Faça o mesmo com matrículas e material escolar, você deve ter uma estimativa do que gasta anualmente.

Vai ver como funciona, o segredo é depositar os valores a cada mês e não usar esse dinheiro para mais nada. Esqueça que ele existe, assim terá sossego no começo do ano. Pagará tudo com desconto à vista, não se descapitalizará e ainda ganhará juros que vão incrementar a poupança do ano seguinte. E quem recebe 13º vai ter uma grana a mais para gastar no Natal e nas férias!

Então, mãos a obra, peguem a calculadora, abram uma planilha no Excel, ou anotem na agenda mesmo.