quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

Consultoria de goteiras

Verão lembra calor, chuvas. Chuva lembra guarda chuva, telhado e goteira.

Existem dois tipos de pessoas, as que já tiveram uma goteira sobre a cabeça e as que ainda vão ter. Então, resolvi ajudar o segundo grupo.

Motivos para se ter goteira: telha fora do lugar, telha quebrada, ou madeiramento do telhado selado, precisando ser trocado.
Colocar a telha no lugar, trocar a quebrada por uma inteira é fácil, rápido e barato. Substituir o madeiramento exige mais tempo, trabalho e dinheiro.

Quando a chuva cai dentro de casa, a melhor solução é saber exatamente onde pinga. Fique de olho e providencie panos de chão secos, baldes e bacias.
Se a goteira pingar no chão é menos prejudicial do que se for em cima da sua cama.
Nesse caso, é bom forrar o leito (adoro essa palavra) com um saco plástico de 100 litros cortado na lateral. Vai cobrir a maior parte da cama. Sobre o plástico, posicione baldes pequenos alinhados milimetricamente bem abaixo da(s) goteira(s). Pode parecer exagero, mas 1 milímetro faz toda a diferença nessas horas, significa pingos dentro, ou fora do balde.

Terminada a chuva lá fora, seque a goteira com a ajuda do rodo e um pano limpo.
Após retirar o aparato anti gotas de cima da cama, seque o colchão ao máximo com toalhas de papel pressionado sobre o local molhado. Ventilador de teto é perfeito para esse fim.
Espere o colchão secar totalmente antes de colocar a roupa de cama limpa.

Tudo resolvido, aguarde a época das chuvas passar e conserte o telhado.
Estou esperando chegar abril.

2 comentários:

  1. Oi Vera,

    Se arrastar a cama uns centímetros e colocar um balde a receber os pingos diretamente do teto, e se, além disso,conseguir aguentar aquele maldito som do pingo caindo no balde, então poupa a despesa do saco. (risos)

    Não espere que passe a época das chuvas, telefone imediatamente ao especialista e consiga que ele prometa que vai consertar no segundo (que é para secar) dia de sol. Pode ser que tenha sorte e ele apareça mesmo.Já pensou o que será esperar até Abril?

    Abraço sem goteiras.

    ResponderExcluir
  2. Oi Joseph.

    Não tenho espaço para afastar a cama que é de casal. E os pingos caem bem o meio.....rssss

    Não posso dar início ao conserto, pois todas as telhas serão retiradas para a troca das ripas de madeira. Isso demora e tem chovido todos os dias. A goteira só aparece qdo a chuva é muito forte e o vento bate de frente na casa. Chuva sem vento e de pequena intensidade não tem problema. Obrigada pelo conselho.

    Bjs pingados...rs

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.