terça-feira, 7 de junho de 2011

O que há por trás da festa junina



Essa festa do folclore brasileiro é muito surreal:

O casamento é forjado, o padre comete falsidade ideológica e exercício ilegal da profissão. Ele nunca foi padre, nem aqui nem na China.
Os noivos se separam e voltam cada um para sua casa após a cerimônia.
Há casos em que ele é travestido de mulher, ou ela é travestida de homem.
Os convidados bancam a festa, pagam pelos comes e bebes em barracas, porque os noivos não tinham dinheiro para o buffet.

Aquela história de: Olha a chuva, olha a cobra, a ponte caiu serve para desviar a atenção dos convidados. A quadrilha está pronta.
Segundo o Código Civil, formação de quadrilha é crime.
Tem até delegado na festa, cadeia. As pessoas são presas sem motivo e só podem sair se pagarem fiança. Muitos passam a noite no chilindró. Não existe advogado, nem defensor público.

Uma moça fica numa barraca vendendo beijos. Será que é beijo mesmo? Muito suspeito.
O tal do correio elegante é lavagem de dinheiro. Paga-se para enviar recados escritos num papelzinho para outra pessoa.
Os quitutes são um caso a parte...
Amputaram o pé do moleque pra vender e dizem que é doce. Quentão deixa o cidadão suando e embriagado, naquele friozão de junho.
O vinho é quente porque ninguém consegue beber vinho gelado no inverno.

Tudo acontece em volta de uma grande fogueira que ilumina e aquece o ambiente.

Fala sério, já tinha pensado nisso?

4 comentários:

  1. Olá Vera,

    Você desancou nas Festas Juninas. Parece-me que a única coisa que escapou foram os quitutes. kkk

    A Vera não gosta dessas Festas? Eu acho interessante,isto é, achava quando era garoto e vivia aí.

    Além disso, aqui não são como no Brasil,e eu nem vou mais aos locais onde elas acontecem. Tudo tem o seu tempo.

    De qualquer maneira a sua descrição está com bastante humor.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  2. Joseph

    Nunca fui fã de festa junina, apesar de já ter participado de quadrilha e como locutora da mesma na faculdade.
    Nada contra a festa, só não acho graça, gosto dos quitutes, bebidas.
    O que escrevi foi uma brincadeira zombeteira, sem querer ofender ninguém que gosta dessa festa folclórica.

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. KKKK! Adorei a sua visão da festa junina! Eu adoro essa festividade! É a melhor festa do ano, pra mim: comidas gostosas, frio, fogueira, dança, enfim... tudo que gosto!
    Mas ainda faltava algo pra explicar essa minha fascinação pelas festas juninas.
    Agora não falta mais: sempre fui surreal, como a sua descrição sobre elas!

    ResponderExcluir
  4. Hahahahaha Luciane!
    Há mais segredos sob a festa junina do que vc possa imaginar!

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.