terça-feira, 9 de fevereiro de 2010

Respeito é bom, todos gostam!

No post anterior sobre o Hino Nacional surgiu a questão do respeito e a falta dele.
Segundo o dicionário Aurélio, respeito significa tratar com reverência ou acatamento, honrar. Ter em conta, considerar. Dar apreço a; reconhecer.

Atitude em desuso nessa geração.
Crianças e adolescentes desrespeitam pais, avós, professores.
Funcionários desrespeitam patrões e colegas de trabalho. Patrões desrespeitam empregados.
Motoristas desrespeitam as leis de trânsito. A lista não tem fim.

O que é o respeito na prática?
Vejamos algumas situações que exigem respeito:

No saguão:
Um senhor idoso, trôpego vai sair do saguão de um prédio comercial bem movimentado, em pleno expediente.
Ao abrir a porta de vidro que dá acesso a rua, um jovem de vinte e poucos anos está entrando no prédio no mesmo instante que o idoso sai.
O jovem educadíssimo, segura a porta aberta, se afasta para o lado e dá passagem ao idoso dizendo: - Por favor, o senhor primeiro!
Isso é respeito. Ao ver a dificuldade para andar daquele senhor, o jovem se antecipou e o ajudou segurando a porta e sendo gentil.

Sala de aula:
O professor está ministrando aula, explicando a matéria à classe.
A fila do gargarejo presta atenção, anota tudo e não conversa porque quer aprender. Respeitam o professor que fala, ele passou a noite preparando a aula, ela não caiu do céu pronta em sua mesa. Teve que pesquisar, ler muito, fazer resumo do assunto, preparar questionário. Planejar como seria a aula, o tempo que gastaria falando, escrevendo. Deixou de sair com os amigos, não assistiu o filme locado que o esperava em cima da mesinha de centro da sala, em respeito aos alunos que assistiriam sua aula na manhã seguinte.

Música:
A menina ganhou o último CD de sua cantora favorita, está louca pra ouvir.
Chega em casa, coloca o CD pra tocar no computador, tem o cuidado de usar fones de ouvido para não incomodar o irmão que estuda no quarto ao lado. Ouve o CD inteiro no último volume.

Celular:
Você está conversando com um amigo que não encontrava há meses e seu celular toca.
Numa atitude de respeito ao amigo presente, desliga o celular para retornar a chamada mais tarde. Afinal tem consideração, não quer que a conversa seja interrompida.
Entrou no cinema, teatro, restaurante, igreja. Desliga o celular imediatamente para não tocar durante o evento. Toque de celular incomoda todos a sua volta, ninguém gosta de ficar ouvindo sua conversa olhando pro nada.

Então, quais atitudes de respeito teve hoje?

Leia também:


10 comentários:

  1. Oi Verinha, o duro é a gente saber dosar quando estamos sendo grosseiros. Acredito que maus entendidos acontecem. Uma vez estava num e entrou um homem com uma criança, eu imediatamente iria levantar, mas estava tão lotado que não tinha como, a unica coisa que eu podia fazer era esperar as pessoas passarem pra poder levantar. Infelizmente a esposa dele fez um Show assim que entrou no ônibus, sem considerar o contexto nem nada. Bom, não respondi, mas também não levantei do meu lugar. Há modos e modos de se falar as coisas, é preciso se preocupar como que a mensagem vai er interpretada pelo outro. Meus professores sempre diziam isso "gente, não se esqueçam que sou eu quem vai ler e não vocês mesmos".

    ResponderExcluir
  2. E hoje eu tive uma atitude de desrespeito muito consciente sem arrependimento. Meu patrão é um velho machista, que não sabe separar trabalho de outras coisas. Incompetente e cheio de discursos. Todas as atitudes dele até hoje nunca mostraram pra mim (desde a primeira)que ele é uma autoridade, nunca se fez enxergar como tal. Se assim o fosse se mantendo logo de mim tudo bem. Há tantos por ai assim. Creio porém que para ensinar é preciso ser exemplo de conduta, em caso contrário é aguçar o meu desprezo deboche e sarcasmo. Se uma pessoa tem mais de sessenta anos e não sabe se portar no cargo que ocupa, serei eu a respeitá-la? Não, pq isso todo mundo já faz. Prefiro muito mais chamar pra realidade, é o que ando fazendo; desrespeitando com muita moral pra isso, o que é pior (p/ ele).
    Bom mas nem sei porque tô falando isso, não é mesmo?
    Isso é entre mim e meu chefe e cabe a ele mostrar o lugar que lhe cabe e com certeza eu serei a primeira a reconhecer.
    beijos Vera. :)

    ResponderExcluir
  3. Oi Amandita! (parece chocolate mas não é.rs)
    Bem, na situação do ônibus lotado, ficou claro que não havia espaço pra nada, nem para um gesto de gentileza. O importante foi a sua boa intenção, ao ver o problema teve ímpetos de ajudar, respeitar o pai que carregava a criança querendo ceder-lhe o lugar. A mãe não sabia disso e agiu por impulso nervosa com o ônibus lotado. Acontece.

    ResponderExcluir
  4. Vera, não conhecia esse seu blog! Como assim?! rs Adorei e vou voltar sempre... parabéns. =)

    ResponderExcluir
  5. Oi Amanda Medeiros!
    Tive que colocar seu sobrenome para não confundir com a outra Amanda...rs
    Que bom que gostou, volte mesmo!
    Escrevo sobre as situações cotidianas, os temas são variados! É leitura para as horas de lazer...rs
    Seja bem vinda, bjs

    ResponderExcluir
  6. Amanda Medeiros.
    Engraçado, pensei que já tivesse passado por aqui antes. Dizem os entendidos em blog que não é de bom tom sair pedindo visitas por aí. Sigo a risca esse conselho.....rs
    A melhor visita é a espontânea!

    Bjs

    ResponderExcluir
  7. estou muito trite com um homem que disse que eu falo coisas e nao cumpro so que ele tambem so sabe interpretar as coisas pelo lado negativo

    ResponderExcluir
  8. Anônimo, qdo somos incompreendidos, temos que conversar e esclarecer o assunto.
    Quanto a não cumprir o prometido, é melhor não prometer se não poderá honrar sua palavra.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  9. Vera,

    Fui educado à moda antiga e mesmo com a falta de educação que por aqui se usa, a maior parte do que aprendi, não esqueci. Ainda digo quando entro no elevador, primeiro as senhoras, mesmo que a senhora tenha 18 anos.Enfim, cumpro satisfatoriamente as regras que aprendi.

    Talvez já conheça esta anedota da senhora que no ônibus diz em voz alta: Parece impossível, hoje já não há cavalheiros! Um senhor responde: Cavalheiros há, minha senhora, o que não há são lugares!

    Abraços.

    ResponderExcluir
  10. Joseph eu também fui educada como você.
    E fico indignada com os jovens de hoje, só faltam passar por cima da gente.

    Essa tarde estava no supermercado, feriado, loja lotada. Estacionei o carrinho num canto com um sabonete dentro, pra mostrar que tinha "dona",
    me virei por uns 15 minutos procurando a cor da tinta de cabelo. Qdo olhei, cadê o carrinho? Pegaram!
    Fiquei tão brava que desisti das compras e vim
    embora. Faça-me o favor, né.

    Abraço

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.