segunda-feira, 12 de outubro de 2009

Etiqueta no Chat

Escrevi esse manual de boas maneiras no Chat há uns dez anos atrás. Achei interessante postar para ajudar nos bate papos virtuais. Espero que gostem!


1) A qualidade do seu texto é observada por todos: o português, o vocabulário, se é grosseiro ou gentil. Pela escrita, percebe-se o grau de instrução, educação e cultura da pessoa. Então, capriche ao escrever, dê atenção aos detalhes das suas mensagens, você só ganhará com isso!

2) Saudações: São indispensáveis no início de uma conversa, use a abuse Tem gente que nem fala “Oi” e já quer saber se a pessoa tem MSN, se é casada, onde mora. Calma deixe o internauta se situar, ele não teve tempo de clicar na rolagem, no som, no reservado, ler a lista de nicks e já tem de responder um Oiiiiii kilométrico que nem sabe de onde veio. (o tempo urge, mas a Sapucaí é grande)

3) A famigerada pergunta na entrada para todos: Alguém quer teclar?Ela não é dirigida a ninguém específico e geralmente não há resposta. A pessoa acaba saindo da sala porque ninguém tecla com ela. Lógico, é tão bom saber que se foi escolhido para um papo, até você gosta, não é? Dirija a pergunta a uma pessoa, a chance de resposta é de 90% se ela já não estiver teclando. Não deu? Parte para outra!

4) Abuse da criatividade, não repita sempre as mesmas perguntinhas: De onde tecla? Casada ou solteira? Faz o que da vida? O que procura na net? Quantos anos tem, etc?Que tal perguntar: Como foi o seu dia? Indagar o porque do nick e elogiá-lo se for o caso (essa é ótima!), ou se a pessoa está acessando a sala pela primeira vez. Ou ainda, faça um comentário sobre você, o que fez antes de acessar a sala. Agora já dá para fazer as perguntas pessoais sem atropelo.

5) Perguntas que as mulheres odeiam: “Como você está vestida?”, “Qual a cor da sua calcinha?”, “Quer transar comigo?”, “Curte sexo virtual ou por fone?”, “Você mora sozinha?”. Tais perguntas denotam insegurança da parte do homem, pega mal, queima o filme antes mesmo do Leão da Metro entrar em cena. Mulher detesta vulgaridade.

6) Perguntas que os homens odeiam: Trabalha onde? Ganha quanto? Que carro você tem? Essas também queimam o filme, ele pensa: Ela só está interessada na grana. Esse papo não tem futuro.

7) Criatividade nos nicks é o seu marketing pessoal! O nick tem o poder de atrair e espantar as pessoas, dependendo da intenção que ele passa. Pense em algo que reflita um aspecto positivo da sua personalidade, isso vai lhe render bom frutos, o IBOPE aumenta. Saia do senso comum inove, seja original, diferente de tudo!

8) Comunique-se com alegria, senso de humor, nada de baixo astral, isso contagia e coloca os outros para baixo junto com você! Ânimo! Abaixo os nicks com nome de remédio, é de muito mau gosto.

9) Seja sincero(a) do início ao fim. Para quê mentir, inventar histórias? Seja você mesmo(a) as pessoas tem que gostar de você como realmente é, caso contrário, não dará certo!

10) Se interesse pelo que a outra pessoa faz, pergunte como é o trabalho dela, aprenda coisas novas, mesmo que você não entenda do assunto. Isso é ser inteligente, adquira conhecimentos! Cresça!

11) Se você é Gay ou Lésbica: nada contra, tecle com os seus semelhantes, não importune os heteros, numa boa, sem preconceitos. Respeite.

12) Se te perguntarem em que trabalha, nunca diga: em uma empresa! (parece piada, mas tem gente que responde isso). É óbvio, todo mundo trabalha em algum tipo de empresa. O que querem saber é a sua profissão, não onde você trabalha.

13) IMPORTANTE: Funcionário Público é condição, não profissão. (tem gente que não sabe a diferença). Profissão é no que você se formou, sua atividade profissional, seja ela pública ou privada.

14) Evite perguntas vagas, são contraproducentes: ex: O quê faz da vida? Resp: Muita coisa depende. Seja específico (a), ganha-se tempo.

15) Meninas! Façam uma pergunta de cada vez aos rapazes, está comprovado cientificamente que eles respondem e fazem uma coisa de cada vez. Deixem a metralhadora digital para os papos com as amigas, elas sim, dão conta do recado.

16) Usuários de MSN: não peça o MSN de ninguém logo de cara, converse primeiro, de repente o papo não agrada e ambos terão o trabalho de adicionar e excluir o outro! Faça a pergunta mais tarde. Outra coisa, se o pobre coitado não tem MSN, não é motivo para deixá-lo(a) teclar sozinho(a) sem nem um tchau, depois de você ter iniciado o papo. Ninguém é obrigado a ter MSN também não merece ser xingado de 'analfabeto virtual'......(uma grosseria desnecessária!)

17) Idade na frente do nick: ajuda muito, tem quem escolha com quem vai teclar só pela idade, sabia? Esconder não adianta nada, na primeira frase vão te perguntar quantos anos tem e você não vai teclar com essa pessoa se ela não quiser. Então pra quê perder tempo? Seja proativo!

18) Formas de tratamento como: Princesa, meu amor, minha rainha, linda, gata, loba, são mais bem recebidas por mulheres que você já conhece, demonstram carinho, intimidade. Evite esses termos ao teclar a primeira vez com uma mulher, ela pode não gostar! A melhor saída é perguntar, como ela prefere ser chamada, pelo nome, apelido? Experimente! Vai ganhar pontos com ela!

19) Rapazes mostrem que vale a pena teclar com vocês. Sejam educados, conversem direito, puxem assunto, não fiquem só nas apresentações, não xinguem uma mulher. Tenham respeito pela pessoa que teclar com você! Passem uma boa impressão, mulher gosta de homem educado viu?

20) Pedidos de ajuda: tem gente que entra em Chat para saber de alguém que costuma teclar nesta sala, ou pedir indicação de site, como usar um programa, etc. Seja solidário, não custa nada ajudar, um dia pode ser você que vai precisar!

21) Boas Maneiras: quando alguém te cumprimentar, mesmo que você esteja ocupado(a) teclando com outra pessoa, responda, agradeça a atenção e explique porque não pode teclar.

22) Harmonia no Chat: não provoquem discussões no aberto, isso irrita todo mundo. Quer brigar? Faça-o no reservado. Não dê trela a quem entra no Chat só para xingar gratuitamente, ignorem que ele logo irá embora. Violência, já tem demais lá fora, aqui dentro não! Esse é um espaço para nos divertirmos, distrairmos, vamos teclar em paz!

23) Pontuação: ? Sabe pra que serve este sinal? É para ser usado sempre que se faz uma pergunta, por isso se chama ponto de interrogação (tem gente que não sabe disso) Quando você não usa a interrogação, a mensagem soa como afirmação, dá uma confusão infernal. E a vírgula, muda o sentido da frase totalmente, veja: Não, fale. (é para falar) Não fale (não é para falar).

24) Última e derradeira: leiam muito, só a leitura nos ensina a escrever direito. No chat, tudo o que temos é a escrita, se ela for ruim, pode encerrar um papo no início. Na maioria das vezes você nem vai saber porque a pessoa saiu da sala! (será que ela “caiu”? provavelmente não).

4 comentários:

  1. ÓTIMAS DICAS E TOQUES, MAS FALTOU SOBRE QUEM SÓ TC EM caps lock, coisa muito irritante em chat

    ResponderExcluir
  2. Olá anônimo, você tem razão, faltou falar do caps lock.

    Volte sempre!

    Abraço

    ResponderExcluir
  3. Vera,

    Eu devia era ter começado por aqui! É um texto cuja leitura é obrigatória e devia estar numa página estática. É que vai ficando no fundo do blogue e poucas pessoas o descobrem.

    E vale bem a sua leitura!Eu gostei.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Joseph, tens razão.
    Farei algo a respeito!

    Abraços

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.