sábado, 12 de junho de 2010

Passeio no salão de beleza

Colorama


Vamos dar um passeio nos bastidores de um salão de beleza, ou cabelereiro:

Toda mulher que se preza, vai ao salão: cortar cabelo, fazer as unhas, depilar, maquiar, fazer penteado, tingir o cabelo, alisar, encrespar.
Outras vão comercializar cosméticos, perfumes, bijuterias, roupas, salgadinhos, biscoitos artesanais, calçados. É um verdadeiro mercado persa. A mulherada adora!

Homens atenção! Não sejam loucos de acompanhar uma mulher no salão de beleza, nem vá buscá-la lá dentro. Espere no carro, é mais seguro.

Um salão pode ser comparado a um filme de terror:

Durante o processo de química no cabelo, leia-se tintura, reflexo, luzes e afins. A vítima fica num estado deplorável, irreconhecível !!!
Colocam toucas de borracha furadinhas, por onde os fios de cabelo são puxados pra fora com uma agulha de crochê. Qualquer semelhança com o Bozo não é mera coincidência. Em seguida aplica-se tinta só nesses fios que estão pra fora da touca, os chamados reflexos.
O tingimento de todo o cabelo é sem touca, passam tinta desde a raíz até as pontas. A tinta arde, coça na pele até secar, dura quarenta minutos o sofrimento.

Outra técnica é usar o papelote, separam-se mechas de cabelo, colocam um pedaço de papel por baixo de cada uma. Depois passam tinta e dobram o papel que é preso com grampo.
Imagine duas dezenas de mechas presas em papéis, o volume capilar aumenta duzentos por cento. Parece que a coitada enfiou o dedo na tomada mais próxima e foi eletrocutada, os cabelos arrepiaram com a carga elétrica. Acredito que as bruxas dos contos de fadas foram inspiradas num salão de beleza.

E os bobs, ah esses são imortais, minha avó já usava.
As mechas de cabelo úmido são enroladas em bobs, a cabeça da pobre se transforma num capacete. Em seguida ela entra embaixo de um secador daqueles que fecham na frente, igual capacete de astronauta. Durante uns quarenta minutos fica cozinhando no vento quente que sai do secador. Detalhe, não escuta nada lá dentro, podem falar alto, gritar, não adianta.

Passemos à câmara de tortura: Onde fazem depilação, quem está fora não vê nada só ouve ai, ui, pára tá doendo, "pqp", ca..........lho !!!!!!!!!!!
Tudo isso para deixar as pernas, axilas e virilha lisinhas, bonitas e macias.

Fazer as unhas dos pés, a cena causaria inveja a Salvador Dalí, pintor surrealista!
Os dedos são separados por uma esponja para não encostarem um no outro e borrar o esmalte.
A fulana fica de perna esticada com o pé parecendo de pato até secar o esmalte, coisa mais linda.

Tempo estimado pra ficar pronta:
Se for rápido uma hora, em dias de muito movimento três horas ou mais.

Rapazes, querem um conselho? Quando suas mulheres forem ao salão, vão dormir, jogar bola, tomar chopp com os amigos, lavar os carros da família.

3 comentários:

  1. Oi Vera,

    Nunca entrei nun salão de beleza e pela descrição que fez, aquilo deve ser uma câmara de horrores.

    Também imagino ser semelhante a uma cozinha de pastelaria na qual o pasteleiro amassa, estica, puxa, corta, mete no forno, mas o produto final fica bem atraente.

    Pode ser muto aborrecido, mas a autoestima sobe até ao ponto mais elevado da escala, e deve compensar porque não consta que alguém deixasse de de frequentar o salão de beleza!...kkk

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  2. Putz!!! E pensar que quando vou cortar o pouco cabelo que me resta só tenho duas respostas à indefectível pergunta do barbeiro: "Como é que o senhor quer que corte?"
    "Curto e calado!"

    ResponderExcluir
  3. Oi Joseph, é verdade a vaidade nos impele a passar por tudo aquilo.
    O resultado é o melhor possível.


    Oi Tiago, as mulheres tb são indagadas como querem o corte. A resposta é a seguinte: - Quero o corte igual ao da atriz da novela das oito! Será que fica bom em mim? Me dá uma revista de cortes pra eu escolher, etc etc etc....kkkkkkkkkkk

    Bjs rapazes!

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.