sábado, 17 de julho de 2010

Tomar banho no inverno exige perícia




O inverno chegou com tudo. E a hora do banho?
Temos que tomar banho todos os dias isso é fato, mas...
Com as baixas temperaturas, é um desafio gélido, de bater o queixo, arrepiante.
O ato de tomar banho, lavar o cabelo precisa ser planejado.

Primeiro vem o pensamento:
- Preciso lavar o cabelo, o termômetro marca 8°C. No Ártico, oito graus é temperatura de alto verão. Só que estamos no Brasil, aqui falta pouco pra nevar.
Você logo desiste, porque só a idéia de se despir já lhe causa calafrios, tremedeira, um princípio de hipotermia.

O que fazer? Esquentar o banheiro ao máximo, com aquecedor elétrico, latinha de álcool e fogo, como se faz na fazenda. Quem tem lareira em casa coloca uma tora, acende e espera a casa ficar aquecida. A maioria dos mortais abre o chuveiro elétrico na temperatura Inverno e deixa a água quente correr e formar uma sauna. Pronto, o banheiro já está quentinho, até dá para pensar em tirar a roupa, lá dentro com porta e janela ermeticamente fechadas. O tapetinho é cuidadosamente colocado no vão entre a porta e o chão, para evitar a mínima corrente de ar gelado. É bom pegar mais um tapetinho para a saída do box.

Obviamente o candidato a urso polar vai se vestir no banheiro antes de abrir a porta. Para isso, leva-se dois pares de meia, roupas íntimas, um minhocão ou leggin, uma calça comprida de moletom ou lã, uma camiseta de manga comprida, uma malha fina de lã com gola olímpica, um casaco de soft que chegue até a metade da coxa, um cachecol e luvas. Calçado, pode ser uma pantufa ou bota de cano alto forrada com pele de carneiro. Agora sim, não vai sentir frio e ainda conservará o calor do banho por um bom tempo.

Vamos ao banho propriamente dito:
Você entra no box, sente o frio do azulejo nas solas dos pés, estica a perna com cuidado para sentir a temperatura da água no peito do pé, ou na mão. Hummm tá gostosa, entra embaixo do chuveiro e sente o calor da água na pele. Muito bom, você se ensaboa, passa shampoo e enxagua sem sair debaixo do chuveiro um milímetro sequer.
Qualquer movimento mais amplo te deixará fora da zona de conforto térmico, nem pensar.
É um banho estilo soldadinho de chumbo, parado sob a ducha, movendo os membros o estritamente necessário. Nada de desligar o chuveiro pra economizar água enquanto se ensaboa, a preservação da natureza é o que menos importa nesse momento. Você tem que conservar, é o calor no corpo, isso sim.

De banho tomado, pegue a toalha que foi pendurada estrategicamente, a um centímetro de distância da porta do box. Enxugue-se dentro do box, depois saia e se vista rápido sem inverter a ordem das peças de roupa. Hum que gostoso.

Quais as técnicas de aquecimento que você usa antes de tomar banho no inverno?

Leia também:

4 comentários:

  1. 8 (OITO) graus em Campo Grande???
    Definitivamente o mundo caminha para o fim!

    ResponderExcluir
  2. Sim Tiago, acredite se quiser.
    De dia tem feito de 13 a 10°C e à noite cai para 8, de madrugada menos ainda......brrrrr
    Morreram 70 cabeças de gado no sul do estado, por hipotermia. Judiação. Minha cadela tá dormindo na cama comigo e coberta com edredom...rs

    Abraços gélidos

    ResponderExcluir
  3. Vera,

    Eu aqui com 8ºC,nem o aquecimento(que normalmente os banheiros têm), ligo. Basta pôr o chuveiro numa mistura ideal de água quente e fria e pronto.

    Mas compreendo que vocês, habituados a temperaturas muito mais elevadas, sintam esse desconforto. Experimente fazer 10 minutos de ginástica antes do banho....kkkk

    Abraços.

    ResponderExcluir
  4. Joseph, com aquecedor até eu tomo banho quente......kkkkkk
    O problema é chuveiro elétrico, não tem mistura, é uma torneira só. A água da caixa gela.
    Sim, fiz meia hora de esteira e fui pro banho....rs

    Abraços

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.