quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

História sem fim

Genealogia, árvore genealógica, descendentes, ascendentes.
Me cadastrei no site Mundia onde qualquer pessoa pode criar sua árvore genealógica, se souber os dados dos pais, irmãos, avós e parentes.

Essa história começou porque um primo distante por parte de mãe, criou a árvore desse lado da família. Ele me descobriu no Facebook, eu não o conheço, como acontece com qualquer parente acima de três gerações.
O site é super interativo, uma delícia de usar, até criança consegue.
Tudo bem, o nome dos seus pais você sabe, data de nascimento e falecimento (se for o caso) também. Local do nascimento e falecimento são conhecidos. Irmãos ídem, tios e primos você sabe os nomes e data de aniversário, se não souber olha no perfil que tem.

Agora quando chega nos avós e bisavós, a coisa desanda.
Nomes dos pais dos meus avós, só sabia o do pai, a mãe nem desconfio porque não a conheci.
Do lado da minha mãe é um pouco pior devido a quantidade absurda de filhos que se tinham naquela época. Não existia televisão, internet, preservativo, pílula anticoncepcional, os casais passavam cinquenta porcento da vida fazendo filhos. Era a única diversão noturna.

Para desvendar o mistério dos nomes dos bisavós, perguntei via e-mail a minha tia que sabe toda a genealogia familiar desde Adão e Eva. A resposta veio, com uma lista de dez nomes sem explicação de quem era o progenitor de quem. Fiquei na mesma.
Novo e-mail foi enviado a outra tia do lado paterno, com a mesma pergunta. Esse ainda não teve resposta, ela está pesquisando os alfarrábios, os registros devem estar em papírus. Um dia chega!

Enquanto isso, tento descobrir alguma coisa com aquele que quase tudo sabe, o Google.
Em tempos de internet é fácil, você digita o nome completo da vítima e aparece uma lista de sites relacionados a ela. Por exemplo: DOU - Diário Oficial da União, com as ações que essa pessoa teve durante a vida, os concursos que ela prestou e passou; editora do livro que ela publicou e por aí afora. Se o procurado não teve nenhum destaque profissional relevante, mesmo que seja no século XIX d.C. , nada feito. Para o Google ele não existe.

No meio da busca insólita, me deparei com um blog que tinha postagens ensinando como encontrar pessoas pela internet, além das célebres redes sociais. Mesmo porque, quem nasceu em 1900, ou antes não tinha Orkut, nem Facebook, certo? O blogueiro dizia que dava para encontrar as pessoas com o RG ou CPF em determinados sites como a Receita Federal, DETRAN e afins. Só tem um problema, não sei o nome completo, o que dirá número de RG.

Querem um conselho? Escrevam os nomes dos seus avós e bisavós num caderno e guardem a sete chaves, senão, a tal árvore vai ser um arbusto sem galhos.

Pergunto: Vocês sabem os nomes completos de seus oito bisavós?

Atualização 28/02/2011: Recebi o e-mail com os nomes dos meus bisavós paternos e as datas.
Agora chega de brincar disso, trisavó, tataravó não vou pesquisar não.

5 comentários:

  1. Interessante a pergunta sobre os nomes dos(as) bisavós. Descobri que, mal e mal, sei o primeiro nome de uns três...

    Só um reparo: acho perigoso dizer que "até criança consegue". Em termos de "mudernidades", essas praguinhas de hoje já nascem sabendo.

    Abs,
    Tiago.

    ResponderExcluir
  2. Tiago, viu como é difícil? descubra os nomes e comunique aos seus filhos, netos, pq mais tarde eles não saberão tb!
    Sobre as crianças, foi força de expressão para mostrar que é muito fácil.

    Bjs

    ResponderExcluir
  3. por incrível que pareça, Veríssima -= eu tenho o nome de meus bisavós e logicamente os meus filhos... estão na foto genealógica em anexo... Isso era um quadro que foi fotografado para a posteridade... hahahahah - tinha "mania" de genealogia... ish! mas isso é papo para um cafezinho! Bjsssssssssssss
    Izabel Santos

    ResponderExcluir
  4. Olá Vera,

    Tenho andado completamente afastado do computador, nestes dois meses liguei apenas três vezes, apressadamente. Daí que não tenha aparecido por aqui.

    É uma boa ideia, essa de fazer uma árvore genealógica mas muito trabalhosa. Saber os nomes completos dos avós e bisavós, registos de nascimento, (batizado e casamento também pode ajudar),enfim, que bom que teria sido se tivessemos escutado, com gravador na mão, as conversas dos nossos pais e avós.

    A "aventura" é empolgante e carece de muita pesquisa. Vou fazer uma visita ao site que indicou.

    Grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Joseph.
    Senti falta dos seus palpites no blog.
    Sei como é, tem fases que não usamos o PC com frequência, é normal. Então, passe essas informações familiares aos seus filhos, antes que seja tarde!

    Bjs ;)

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.