sexta-feira, 26 de junho de 2009

De mulher para mulher



Toda mulher passa por fases.
Já fizeram até música: "Mulher de fases", não me recordo quem foi o(a) cantor(a).
Na puberdade as meninas se tornam moças, menstruam, essa parte é fácil, só é preciso comprar absorventes todo mês, visitar o ginecologista anualmente e se tiver cólica tomar um remédio.

Na fase adulta dos 45 anos em diante, outra mudança ocorre no organismo, o Climatério.
Passamos a vida ouvindo histórias de tias, avós e até de nossas mães, que sentiam calores muito fortes, os famosos fogachos, um incômodo.
Provocados pela diminuição dos hormônios femininos, algumas não sentem nada, outras sofrem.

Essa fase te pega de surpresa, quando menos espera, seu cíclo menstrual que sempre foi um reloginho começa a dar sinais. Num mês atrasa, no outro desce, no próximo não desce e você carregando absorvente na bolsa sem saber a hora que vai precisar dele, é um drama.

Como é uma novidade, começa a pesquisar a fundo o assunto, pergunta às amigas que já passaram por isso, vai à ginecologista tirar uma tonelada de dúvidas que surgem do dia pra noite.
A médica pede exame de sangue para ver sua contagem hormonal e diagnosticar o que ocorre em seu organismo.

Então, você descobre (como já disse Roberto Carlos) que daqui pra frente, tudo vai ser diferente, você vai aprender a ser uma mulher madura, ou deveria dizer semi-nova?
Maior atenção na alimentação, cortar cafeína, acrescentar cálcio na dieta para prevenir osteoporose no futuro, se for fumante, é bom parar de fumar porque o hormônio que te protegia de uma série de doenças está diminuindo atá acabar. Reposição hormonal? Só seu médico pode dizer se será bom ou não.

E a libido pra onde vai???? Após intensa pesquisa, vi que a libido não vai pra lugar nenhum, continua onde sempre esteve. Menos mal.
Não é o fim do mundo, apenas uma nova fase da vida, tão natural como aquela primeira da adolescência.
Só que ninguém te ensinou o que era Climatério, Menopausa como foi ensinado o que era menstruação.

A notícia boa, é que mais pra frente não precisará comprar mais absorvente todo mês e, se a médica receitar, vai trocar o remédio pra cólica por um hormônio.
Seu hidratante de rosto não será mais o básico, o novo terá mais setenta e duas vitaminas, ácidos retinoicos, colágeno, elastina e sei lá mais o que, vai custar trezentos porcento a mais pra você continuar com cutis de pêssego. Socorro!

É você que tem que ir atrás de informação, se torna uma pesquisadora voraz, lê tudo que cai em suas mãos, metralha sua ginecologista com perguntas das mais bizarras, afinal, era leiga no assunto até um mês atrás.
É só mais uma fase da mulher.

2 comentários:

  1. Pra contribuir Mulher de Fases é dos Raimundos :)
    Um beijo

    ResponderExcluir
  2. Fazer o que, né não?
    Aperta o nariz e vai! Pq ñ tem jeito mesmo!
    Já sei: c/ o dinheiro q vamos economizar dos absorventes podemos realizar aquela nossa viagem p/ a Europa! Yupiii! Viva a menopausa!

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.