segunda-feira, 13 de julho de 2009

Fila é cultural

Fila do ponto de ônibus, fila do pão, fila da carne, fila do metrô, fila do elevador, fila do caixa do supermercado, o que não falta no mundo é fila!

Na agência do banco no qual tenho conta, tinha uma faixa amarela colada no chão para organizar a fila em serpente dos caixas eletrônicos.
De uns 15 dias pra cá a faixa foi retirada e puseram placas azuis com bolinhas em relevo para deficientes visuais no piso.

O que aconteceu???

As pessoas que enxergam, se colocam nessa linha para os cegos, a fila ficou na diagonal, toma todo o espaço da entrada, bloqueando a porta giratória.
O primeiro da fila fica distante quase 2m dos caixas eletrônicos, provocando um engarrafamento. Caso um deficiente visual chegue, não conseguirá se guiar pelas placas do chão.

Brasileiro é fogo!!! Não existe fila reta, as pessoas se distanciam das outras como se fossem tomar um choque elétrico e fazem questão de dar um passinho pro lado, para a fila abrir como um compasso. Quando ela anda, sempre tem um que não se move e deixa um "buraco" que caberia umas 2 pessoas ou mais.

Enquanto isso, você observa, conta até cem, repassa mentalmente as operações a realizar no caixa, refaz as contas do que vai pagar, depositar. Ajuda a manter a calma, você se transporta para um universo paralelo sem filas, onde tudo funciona rápido.

De repente, volta à realidade a fila cresceu uns 5 metros atrás de você e tem um espação vazio lá na frente que ninguém ousa ocupar. Cadê a moça que ajuda os clientes inaptos a usar o caixa eletrônicoooo???? É ela que deveria organizar a fila! Foi abduzida, só pode!

O que custa ficar exatamente atrás da pessoa que chegou antes de você, 30 centímetros de distância são mais que suficientes, se esbarrar não vai dar choque garanto!

Vera Rolim

3 comentários:

  1. OI AMIGA! FILA É UM MAL NECESSÁRIO, MAS TEM PESSOAS QUE REALMENTE COOPERAM PARA QUE TUDO VIRE UMA BAGUNÇA. VIM APRECIAR AS NOVIDADES E TE DESEJAR UMA ABENÇOADA TERÇA-FEIRA, BJS...

    ResponderExcluir
  2. Oi, Cristal!
    Pois é, qualquer dia me dá a louca e organizo a fila do banco eu mesma....kkkkkkk
    Bjs

    ResponderExcluir
  3. Então, Chico Anísio é que está com a razão.
    Ele diz que fila organizadinha não tem a menor graça. Fila boa mesmo é aquela que se torce tanto que o último cidadão que chega tem que perguntar para o "possível" último da fila: - O senhor está na fila?

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.