sábado, 5 de junho de 2010

Reputação digital

O que é isso?

"Nós somos aquilo em que clicamos, nós somos o que pesquisamos no Google."

Em tempos de internet, os usuários também são vistos e avaliados de acordo com o que fazem na web.
Os dados inseridos nos formulários de cadastro dos sites, comunidades e mídias sociais, são usados para traçar o perfil dos consumidores virtuais.
Sim, os anunciantes se baseiam no gosto e interesse pessoal cadastrados, depois veiculam anúncios de serviços e produtos cobiçados por você.
Atingem seu público alvo com precisão!

Isso é bom ou ruim?
Para as empresas de e-commerce é ótimo, para os consumidores potenciais também.
É mil vezes preferível ver anúncios de produtos e serviços que lhe interessem, do que ser bombardeada(o) por todo tipo de propaganda indesejada o odiado spam.

Lembram das antigas malas diretas que recebíamos pelo correio e jogávamos no lixo sem ler?
Um desperdício de dinheiro e papel que na maioria das vezes não dava retorno ao anunciante.

Todo mundo já viu no final dos cadastros uma lista de interesses pessoais a serem selecionados: música, cinema, jornais, revistas, esportes, etc.
O preenchimento não é obrigatório, porém, é daí que saem os anúncios exibidos no seu perfil nos sites de relacionamento por exemplo.

Quando o internauta digita uma palavra na pesquisa do Google, ela entra num banco de dados universal, posteriormente os anunciantes podem acessar e saber o que mais interessa a quem navega. A partir daí nascem as campanhas publicitárias direcionadas ao tema mais pesquisado.
O ovo de Colombo virtual! Simples, não?

O que você pensa a respeito disso?

Tiago Dória redigiu um artigo esclarecedor "Histórias escondidas nas buscas", vale a leitura.


Leia também:




4 comentários:

  1. Poutz!! Eu achava que o mercado livre ou o meu email estavam descobrindo meus sonhos, me mandando anuncios de telefones celulares e cameras filmadoras..hahahaha...eu sabia!!! Vigiada 24hs!!!

    ResponderExcluir
  2. Vera, Um artigo fora do contexto que é habitual na política editorial do seu blogue, mas que está interessante, está!

    Descobrir os termos de busca mais utilizados, escrever sobre esses temas, trará mais visitas ao blogue, se os visitantes gostarem, voltam.

    Depois é só colocar anúncios contextuais. Se tudo isto for bem feito, o resultado é: melhor facturação.
    Está a pensar em pôr anúncios? Um dia também vou ter que pensar nisso.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  3. Joseph, meu blog tem de tudo.
    Li sobre Reputação digital e achei o tema interessante. Não quero monetizar o blog, muito menos fazer dele um outdoor....rsssss
    É só curiosidade mesmo.

    Abraços

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.