domingo, 22 de novembro de 2009

Bloqtel II a missão

Em um post anterior, falei do serviço Bloqtel do PROCON.
Semana passada recebi telefonema do PROCON pedindo autorização para darem meu telefone à TV Morena (Globo).
A emissora queria fazer uma reportagem sobre o serviço, saber os resultados após alguns meses de vigência. Autorizei.

Mais tarde um repórter me liga e pergunta se estou de acordo em fazer a gravação no mesmo dia. Aceitei.

Às duas horas da tarde a equipe chegou: repórter, câmera-man e iluminador.
Imaginei que fossemos gravar na varanda. Para minha surpresa a Cláudia Gaigher pediu que fizessemos uma tomada dentro de casa, eu atenderia o telefone como se fosse uma ligação de telemarketing, pra dar o gancho do tema: Telemarketing de empresas.

Em seguida ela conversou comigo por uns 20 minutos, perguntou se as ligações indesejadas terminaram, ou quanto diminuíram.
Falei a verdade, o número de ligações reduziu em uns 60%, ainda atendo telemarketing com alguma frequência.

Expliquei como funcionava o serviço:
A pessoa entra no site do PROCON, cadastra o telefone fixo. Uma lista de telefones é gerada e fica à disposição das empresas que praticam o telemarketing. Só tem um problema, as empresas não entram no site para pegar a lista e não ligar para esses números.

Quem avisa o PROCON de que recebeu ligação de telemarketing é você, usuário do serviço. Informa o nome da empresa, hora da ligação, nome do funcionário e assunto.
Eles registram a denúncia e entram em contato com a empresa. De outro modo o PROCON não tem como adivinhar que recebi tal ligação.

Resumindo, o serviço é falho, não existe um bloqueio na linha telefônica que impeça o telemarketing de te ligar.
Atualmente quando atendo uma ligação, falo o seguinte:

- Fulano, meu telefone está na lista do Bloqtel do PROCON, você devia ter a relação dos telefones bloqueados que está no site deles, vou desligar. E desligo.

Fizeram a maior propaganda na época do lançamento do serviço em julho se não me engano.
Disseram que a multa por ligação seria de dez mil reais. Parece que nenhuma empresa foi multada, pois continuam a ligar.

Cansei, daqui pra frente não falo mais nada, simplismente desligarei o aparelho assim que identificar o assunto. É desanimador.
Vamos ver se a imprensa consegue pressionar o órgão a tomar providências tecnológicas que realmente deem resultado.

O que você acha de tudo isso? Você bloqueou seu telefone, qual sua opinião sobre o serviço? Já foi incomodado nas horas mais inoportunas por um telemarketing indesejado? Conte pra nós.

Leia também:


4 comentários:

  1. Excelente!
    Por um lado é perigoso desempregar tantas criaturas infectadas de gerundismo. Tadinhas.
    Por outro, é um incentivo à indústria da propaganda: tratemos de arranjar maneiras mais eficientes de fazer o tão propalado "buzz marketing",

    ResponderExcluir
  2. Oi Tiago, acho tão mais simpático e simples uma chamada na TV anunciando o produto e o valor. Não incomoda ninguém, se o consumidor tiver interesse entra em contato e adquire o produto ou serviço.
    Azucrinar clientes potenciais por telefone é contraproducente. Eu por exemplo tenho ódio de uma certa operadora de telefonia fixa, jamais usarei os serviços dela, de tanto que me incomodaram.
    Será que os empresários não enxergam??????

    ResponderExcluir
  3. Tenho pena de não encontrar um vídeo que ensina como atender chamadas de telemarketing. Muito engraçado.

    A pessoa atende, finge que é polícia, diz que a dona da casa esta ali estendida no chão, morta. E já não deixa mais a outra desligar: - Pergunta-lhe o nome, diz que a chamada está a ser gravada, pergunta se eram amigas, intima-a a comparecer na esquadra. A do telemarketing nunca mais conseguiu falar. Pergunta quando foi a ultima vez que a viu. Diz que deve ser um crime.

    Depois disto garanto que não telefonam mais.

    Um abraço.

    ResponderExcluir
  4. Joseph....kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    Infelizmente isso não funcionaria no Brasil, pq cada hora é um infeliz que te liga, um saco!
    Cansei de dizer que meu telefone está na lista do Procon, atualmente desligo na cara. Haja paciência!

    Bjs

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.