quinta-feira, 13 de agosto de 2009

Gripe do momento

Foto de Esparta


Não é de hoje que surgem gripes que se alastram, a diferença é que a gripe A h1n1 (leia-se "suína") se transformou numa pandemia.

Infelizmente, uma parcela da população não se empenha em prevenir. Não tomam os devidos cuidados de higiene como lavar sempre as mãos, usar lenço ao tossir, espirrar.

Lembro de quando era criança, minha avó e minha tia diziam:
- Lave as mãos depois que sair de um hospital, ou for visitar alguém doente em casa, não beba no mesmo copo de outra pessoa, não coma com o talher alheio, é anti-higiênico.
Para uma criança, soava como bobagem de gente mais velha, apurrinhação, porque fazíamos tudo e nunca aconteceu nada.

Hoje dou a mão a palmatória, elas estavam certas!
Hábitos elementares de higiene, são fundamentais para se evitar contágio de muitas doenças, dentre elas as gripes de A a Z.

A campanha de prevenção na mídia é intensa, pedem para lavar as mãos com sabão, passar álcool gel para desinfetar, não levar a mão à boca, nariz e olhos, não usar objetos pessoais de outra pessoa gripada, resfriada.

Tem gente que não liga, não quer saber, a ponto de se debruçar sobre seu rosto para fazer a sombrancelha, falando próxima, sem máscara, e você ouve a corisa da criatura. Então, pede que ela não fale sobre seu rosto e providencie uma máscara.
Aconteceu comigo hoje, no caso ela tinha rinite alérgica, se explicou, mas só ela sabia que era rinite, as clientes do salão, não. Como é que fica?

Certas atitudes me incomodam, não enxergar o que está a sua volta, só olhar para o próprio umbigo, não levar em consideração o ponto de vista dos outros, não se colocar no lugar das pessoas e analisar como elas se sentem diante da sua atitude egoísta, ingênua, ignorante.

Para mim isso é falta de respeito.

Em tempo, emprestar batom, lápis de olho, rímel, gloss, desodorante roll-on transmite todas as bactérias e vírus que estiverem em sua boca, olhos e axílas. Pense nisso da próxima vez que for ao toilette na balada e a colega pedir seu batom emprestado.

Vera Rolim

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passo-lhe a palavra.