quinta-feira, 29 de outubro de 2009

O Ministério da Saúde já te ligou?

Essa manhã recebi um telefonema inédito, do Ministério da Saúde.
O rapaz se apresentou educadamente dizendo que era uma pesquisa e se eu podia responder.
A princípio achei esquisito, mas concordei.

A primeira parte foi uma anamnese como os médicos costumam fazer: idade, altura, peso, estado civil, se estava grávida ou não.

Em seguida as perguntas entraram na área da alimentação.
Indagou quantas vezes por semana eu comia, verduras, frutas, legumes, carne bovina e frango. Se o leite era integral ou desnatado.

Depois foi para a atividade física, se eu praticava alguma, quantas vezes por semana.
Há quanto tempo não fazia exercício físico (ginástica, esportes).
Perguntou se havia algum local público ou privado perto da minha casa para a prática de exercícios.

Por último quis saber se eu possuía plano de saúde, se tive alguma enfermidade a menos de 30, 60 e 90 dias.
Terminou a ligação me passando o 0800 do ministério, caso eu quisesse confirmar a pesquisa ou tirar dúvidas.

Achei super interessante, nunca respondi uma pesquisa de saúde. Diferente!
Segundo o rapaz, esqueci o nome dele, o ministério vai desenvolver um programa de saúde para a região centro oeste baseado nas respostas da população.

Depois que desliguei, pensei: como eles conseguiram meu telefone?
Deve ter sido o Hemosul que passou o número, estive lá para doar sangue anteontem e forneci meus telefones.

Fica a dica, se ligarem pra você, atenda e responda. Quem sabe a saída para a melhoria da saúde pública seja essa, vamos colaborar!

Um comentário:

  1. Recebi uma ligação ante ontem dizendo ser do ministerio da saude. A ligação estava pessima so entendi o meu nome. O numero foi 085 34653300.

    ResponderExcluir

Passo-lhe a palavra.