(convido você a copiar e colar a íntegra deste post em seu blog)
Ontem à tarde deparei um vídeo realmente interessante no blog do Google Adsense com uma dica um tanto óbvia e duas nem tanto.
Achei tão interessante que decidi compartilhar na oficina sobre blogs que estou ministrando no Sesc-PR, mudando ligeiramente meus planos de aula.
Jack Herrick é o fundador do wikiHow, um projeto colaborativo que visa criar o maior e melhor manual de instruções do mundo. Qualquer visitante pode criar ou editar os artigos do site. Ele recebe mais de 16 milhões de visitantes por mês.
Herrick compartilhou 3 dicas que ajudaram esse site a chegar nesse volume de acessos.
1. Qualidade de conteúdo
Não vou me aprofundar muito aqui, pois este blog é quase inteiramente sobre isso.
2. Ofereça a cópia de seu conteúdo
Permita que as pessoas copiem seu conteúdo. E aqui saímos um bom tanto do que nós blogueiros estamos habituados a pensar.
Normalmente, gostamos de ser citados – quando se usa apenas um trecho do texto -, mas não gostamos de ter textos ou posts inteiros copiados.
Eu, sinceramente, deixei de me importar com isso desde que haja a atribuição da autoria e o link apontando para a página original (mas, se não há, também tenho mais o que fazer do que me importar com esse tipo de coisa).
A dica de Jack é deixar bem claro que seus artigos podem ser copiados (e sob que condições) através de uma licença Creative Commons.
Entenda o que é uma licença Creative Commons com este vídeo:
O que mais surpreende nesta dica é o fato de ela estar, inclusive, em um blog ligado ao Google, que preza conteúdo original na hora de entregar o resultado de uma pesquisa a um usuário de seus serviços.
3. Permita que as pessoas colaborem
Nós blogueiros também estamos mais habituados a manter nossos blogs sozinhos, muito embora a caixa de comentários também possa ser considerada conteúdo. A sugestão, no entanto, é começarmos a nos abrir mais às sugestões e à colaboração efetiva dos leitores. As pessoas gostam de ajudar e de se ajudar. Gente atrai gente. E, consequentemente, os acessos tendem a subir.
Vera,
ResponderExcluirMuito interessante este texto. Gostava de ver a cara de muitos blogueiros e adorava ler os respectivos comentários.
Abraço.
Joseph, adoro os textos do Alessandro, ele é muito inteligente e simpático!
ResponderExcluirSempre achei que informação e conhecimento foram feitos pra serem propagados.
Que mal há em copiar um artigo desde que a fonte e autoria seja citada?
Abraços