quinta-feira, 29 de outubro de 2009

Salto agulha


Imagem cedida pelo portal São Francisco - Stilleto


As festas de fim de ano estão chegando. Formaturas, amigo oculto na empresa, Natal e Reveillon.
É a hora de comprar sapatos novos, que delícia!
Só que antes de subir num salto agulha de 15 centímetros, fique atenta:

Na loja preste atenção se:
Os dedos ficam livres ao caminhar; sente firmeza quando pisa; os pés esquentam rápido dentro do calçado; existe atrito com a pele; quando tira o sapato alguma região do pé fica avermelhada devido a pressão; sua maneira de andar mudou com o sapato calçado. Compre no fim do dia que seus pés estarão inchados, do contrário vão apertar e machucar.
Sandálias com tiras fininhas são para pés magros, estreitos. Pés largos e gordinhos se acomodam melhor com tiras mais largas e saltos grossos.

Sapatos que não respeitam o desenho e a dimensão dos seus pés, comprimento, largura, altura do peito podem ocasionar deformidades: o “dedo em martelo”, “dedo em garra”, joanete, além de calos e dores.

Eles devem envolver os pés, sem apertar em lugar nenhum, também não podem ficar folgados e soltar do pé ao caminhar. O tamanho tem que ser exato, com uma folga de um centímetro na frente do dedo mais longo, que nem sempre é o dedão. Os calos, calosidades e bolhas formam-se porque o sapato não é do tamanho e formato certos. Bicos finos encravam as unhas.

Pensar que sapato alarga e o pé acostuma é lenda, não caia nessa. Ele tem que servir confortavelmente desde o primeiro instante na loja. Não se prenda a beleza estética em detrimento do conforto, vai gastar dinheiro e abandonar o sapato no armário.
Prefira sapatos e sandálias de salto com meia pata (plataforma na frente), dão mais estabilidade. Saltos anabela distribuem o peso na planta dos pés, sem forçar a frente e o calcanhar.

Falando em equilíbrio:
Ao usar calçado com salto mais altos o corpo desequilibra, para não cairmos para frente os músculos da coluna e pernas se esforçam para nos manter no prumo. Daí as dores e cansaço, os joelhos também são sobrecarregados e podem desenvolver artrose com o passar dos anos.

Evite permanecer por muito tempo na mesma posição, ao sentar cruze as pernas alternadamente, alongue a panturrilha no começo do dia e à noite. Alterne salto alto e baixo dia sim dia não.
Cá entre nós, não existe tortura maior que dor nos pés durante uma festa!
Siga essas dicas para não passar a noite sentada com os pés latejando!

Existe uma palmilha plantar de silicone que se usa com sandálias, ela absorve a pressão na planta do pé, proporcionando maior conforto. A venda em lojas de calçados ou especializadas em podologia.

Leia também:

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Passo-lhe a palavra.